Um aplicativo que reúne informações sobre as praias brasileiras como limpeza, condições climáticas e até as fases da lua. É o Praia Limpa, lançado nesta terça-feira (12) pelo Ministério do Meio Ambiente.
A faixa costeira brasileira tem mais de 10 mil quilômetros de extensão, por isso, foi preciso que estados e municípios colaborassem com informações de seus litorais. Ao todo, mais de mil pontos foram catalogados pela ferramenta.
A intenção é que os usuários das praias, turistas e moradores possam escolher com mais facilidade, por meio do aplicativo, a praia que desejam frequentar.
Além disso, a ideia é que seja criada uma rede de compartilhamento de informações entre frequentadores, como destaca o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França.
Os surfistas, por exemplo, podem checar as condições das ondas no dia e as informações climáticas, antes de cair na água, além das fases da lua que interferem na maré.
Do Amapá ao Rio Grande do Sul, são 17 estados banhados pelo Oceano Atlântico. Mas, o aplicativo conta com informações de 13 deles, que enviaram os dados.
Estão fora do sistema os litorais da Paraíba, Piauí, Amapá e Pará.
O Praia Limpa já está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para celular.
Fonte: Agencia Brasil.