Os casos de covid-19 registraram o menor percentual desde o início da pandemia. As informações são do novo Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado nessa quarta-feira (6). A análise aponta que nas últimas quatro semanas esses casos representavam cerca de 50% dos diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no país.
Ao longo do período mais crítico da doença, a positividade dos casos para o coronavírus era de cerca de 96%. Por outro lado, os casos da Síndrome em crianças e adolescentes continuam aumentando em diversos estados desde o mês de fevereiro, período de retomada do ano letivo.
Em crianças de 0 a 4 anos, o Boletim aponta maior influência de casos associados ao vírus sincicial respiratório. Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos casos de covid e aumento em relação a outros vírus respiratórios no mês de março.
O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, voltou a reforçar a importância do uso de máscaras em locais com aglomeração para conter o aumento das infecções respiratórias em crianças.
O estudo mostra, também, uma desaceleração gradual na taxa de queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave entre a população adulta e entrada em regime de estabilidade. Em contrapartida, a contribuição dos casos associados ao Vírus Sincicial segue crescendo, atingindo quase 30% do total de casos.
Fonte: Agencia Brasil.