Praticamente toda população do planeta Terra respira ar de má qualidade.
Quem faz o alerta é a Organização Mundial da Saúde, que monitora a qualidade do ar em mais de 6 mil pontos ao redor do mundo.
De acordo com a OMS, 99% das pessoas respiram ar poluído e, muitas vezes, com partículas que podem penetrar profundamente nos pulmões, entrar nas veias e artérias e causar diversas doenças.
Por isso, a entidade apontou a necessidade de mais ações que visem, principalmente, reduzir o uso de combustíveis fósseis, que são responsáveis por gerar diversos gases poluentes, causadores de problemas respiratórios e de fluxo sanguíneo e, consequentemente, responsáveis por milhões de mortes consideradas evitáveis.
Para Maria Neira, chefe do departamento de meio ambiente, mudanças climáticas e saúde da OMS, depois de sobreviver a uma pandemia, é inaceitável ainda ter 7 milhões de mortes que poderiam ser evitadas e inúmeros anos perdidos de boa saúde devido à poluição do ar.
Além do abandono dos combustíveis fósseis, a adoção em larga escala da energia verde e a separação de resíduos por tipos são medidas que também contribuem para a boa qualidade do ar.
Fonte: Radio 2.