Na euforia de parecer mais bela após dois anos de rosto escondido atrás das máscaras anti-covid, é preciso ficar atento ao vencimento dos cosméticos.
Especialistas alertam que produtos para a pele e maquiagem foram do prazo de validade podem provocar alergias e irritações.
Sem contar que podem deixar de cumprir as funções para as quais foram desenvolvidos.
Ouvida pela Folha, a médica Bárbara Carneiro, da Associação Brasileira de Medicina Estética citou como exemplo, produtos usados na região dos olhos que, vencidos, podem provocar inchaços e até diminuir a acuidade visual.
Um dos problemas mais comuns é que aberto, o produto pode acumular bactérias e fungos, responsáveis pelas alergias e infecções na pele e nos olhos.
A especialista destaca que qualquer produto aberto tem validade menor do que fechado, e requer mais atenção quanto ao tempo de uso.
Alguns cosméticos trazem no rótulo o tempo de vida útil.
A médica dá dicas para não usar maquiagem vencida: rímel aberto vale de seis meses a um ano e jamais deve ser recuperado se ressecar; para o batom, a média é de um ano a dois; lápis e delineador, apenas seis meses após abertos.
Já a base dura até um ano e sombras de três a seis meses.
É importante observar também como os cosméticos são armazenados: o ideal é em local fresco, seco.
Ambiente quentes e úmidos, como banheiros, dentro de bolsas ou carro, são mais favoráveis à proliferação de bactérias e fungos.
Fonte: Radio 2.