Dia da mentira: entenda as origens da tradição do 1º de Abril
Publicada em 01/04/22 às 17:27h - 215 visualizações
por Kativa FM \\ Agencia Brasil.
Compartilhe
Link da Notícia:
(Foto: Kativa FM \\)
Primeiro de abril, dizeres e promessas na data podem ser subentendidos como inverdades. Isso porque é mundialmente o dia da mentira. E as pessoas aproveitam a oportunidade para soltar piadinhas, fazer pegadinhas. E aplicar trote em amigos e parentes. Acredita-se que a brincadeira nasceu na Europa no século 16.
Em 1582, diante do novo calendário cristão, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de Ano Novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1º de abril. E assim eternizaram o dia como se fosse um tipo de ano novo de mentira: fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data. Vários países demoraram a aceitar o calendário gregoriano.
Existem outras teorias para a origem do Dia da Mentira. Entre elas, uma tradição romana de fazer trotes no equinócio. Enquanto isso na França é o peixe de abril. Pessoas pregam pequenos peixes de papel nas costas um dos outros para lembrar a data. Já especificamente na cidade de Nice, há cerca de 900 quilômetros da capital francesa existe uma tradição antiga de soltar um rojão ao meio-dia para avisar que é hora do almoço.
Mas isso muda no dia 1º de abril quando o barulho ocorre uma hora mais cedo.
Fonte: Agencia Brasil.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.