Durante a gestação o corpo da mulher muda, os seios aumentam de tamanho, a pele e o quadril sofrem alterações.
Outro sinal é a interrupção da menstruação, que quando ocorre é em menor quantidade e por poucos dias, além de ser um risco de ameaça de aborto.
Com o avanço da gravidez, a barriga aumenta de tamanho e entre a décima sexta e a vigésima semana é possível começar a sentir os movimentos do bebê.
Mas apesar de todos os sintomas, em algumas situações incomuns, existe a possibilidade de a mulher não perceber que está grávida.
A chamada gravidez silenciosa pode ser descoberta somente na hora do parto e não tem relação com o peso corporal da futura mamãe.
Ele ocorre com diferentes perfis de mulheres, geralmente acostumadas com um ciclo menstrual irregular.
Há casos em que a gestante é obesa e acredita que engordou, assim como há situações em que ela tem uma musculatura forte no abdômen, que impede o útero de crescer.
Também é possível que a grávida não tenha tido enjoo e que quadros como sangramento do colo uterino ou corrimentos irritativos, sejam confundidos com menstruação.
As causas da gravidez silenciosa podem ser psicológicas ou físicas, mas o ideal é a mulher perceber a condição e fazer o pré-natal, para garantir um parto saudável e sem complicações.
Fonte: Radio 2.