A prefeitura de Capitólio, no Centro-Oeste de Minas Gerais, autorizou a reabertura parcial do turismo na região dos cânions do Lago de Furnas. O acesso ao local está proibido desde a queda de parte de um dos paredões de pedra, que atingiu várias embarcações e causou a morte de 10 pessoas no dia 8 de janeiro.
O decreto que a volta das atividades e passeios no local foi assinado, nessa quarta-feira, pelo prefeito Cristiano Gerardão. Em vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o prefeito afirmou que a liberação de acesso ao lago foi embasada em estudos geológicos.
Ainda segundo o prefeito, o acesso aos paredões será limitado e barqueiros e turistas terão que utilizar equipamentos de segurança.
Cristiano Gerardão disse também que a reabertura do lago é uma necessidade devido a importância do turismo na economia de toda a região.
Conforme o texto do decreto, a liberação de acesso aos cânions passa a vigorar no dia 30 de março. O inquérito da polícia civil concluiu que as causas do acidente foram naturais e não houve nenhum indiciamento. Porém, os peritos fizeram uma série de recomendações para a segurança no local.