Os sintomas de fecundação, como dor abdominal e corrimento rosado, podem ser sentidos por algumas mulheres nos primeiros dias depois que o embrião se fixa na parede do útero, onde vai se desenvolver durante a gestação.
Porém, estes sinais tendem a ser muito sutis e, por isso, muitas mulheres nem os percebem, mesmo quando estão tentando identificar algum sinal que indique se estão grávidas. Ainda assim, o primeiro sinal que se deve ficar atenta é ao aparecimento de um pequeno sangramento rosa claro, que aparece até 3 dias depois da relação sexual.
A melhor forma de confirmar a gravidez e a fecundação continua sendo esperar pelo atraso da menstruação e realizar um teste de farmácia.
Para que ocorra a fecundação e, consequentemente uma gravidez, é preciso que um espermatozoide viável encontre um óvulo, sendo necessário que a mulher esteja no período fértil. Os óvulos permanecem viáveis 12 a 24 horas no seu caminho até o útero, enquanto que os espermatozoides sobrevivem entre 48 e 72 horas.
Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:
Após cerca de 4 semanas da fecundação, começam a surgir os primeiros sintomas da gravidez, que normalmente são enjoo matinal e atraso da menstruação.
Para detectar a gravidez, pode-se primeiro fazer o teste de farmácia e, em caso de resultado positivo, a gravidez pode ser confirmada através do exame de sangue beta-HCG, que pode ser feito logo que a menstruação atrasar.
Além disso, outra forma de detectar a gravidez é através de um exame de ultrassom, que consegue identificar a presença do embrião no útero e os batimentos cardíacos do bebê. Também é importante lembrar que após a confirmação da gestação, deve-se procurar o ginecologista e iniciar o acompanhamento de pré-natal.
Fonte: Tua Saúde.