Apesar do cenário econômico desfavorável, o varejo brasileiro ganhou mais de 200 mil lojas no ano passado.
É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, mas sem considerar Microempreendedores Individuais.
Segundo os dados divulgados pela CNC, o setor encerrou o ano com 2.407.821 estabelecimentos ativos, 204 mil e 400 a mais do que o registrado no final de 2020.
Além disso, o faturamento real do setor varejista também aumentou. Cresceu 4,5% no não passado, em relação ao ano retrasado, compensando, inclusive, a retração de quase um e meio por cento que havia sido registrada no primeiro ano de pandemia.
Na avaliação do José Roberto Tadros, que é o presidente da entidade, a flexibilização das restrições impostas ao varejo em diversos estados e municípios e o avanço da vacinação contribuíram para o aumento da circulação de consumidores e isso estimulou o movimento de reabertura de estabelecimentos comerciais ao longo do ano passado.
Nove em cada 10 empresas abertas em 2021 eram de micro ou pequeno porte.
Esses dois tipos de estabelecimentos comerciais, inclusive, representam 91,5% do total de lojas ativas no varejo brasileiro.
A análise regional mostra que os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro concentraram mais da metade das lojas abertas no ano passado.