O exército russo anunciou que tomou o controle da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, no início do sétimo dia da invasão iniciada por Moscou contra o país vizinho.
A cidade e seu subúrbio sofreram nas últimas horas intensos bombardeios. Essa região fica na fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.
O exército russo já conquistou o controle do Porto de Berdyansk e executa uma grande ofensiva contra Mariupol, também no sul do país.
Além de Kherson, Moscou parece estar concentrando seus esforços militares em Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana. Os combates continuam e se intensificam particularmente nessa cidade de 1,4 milhão de habitantes, onde as tropas russas já desembarcaram trazidas por helicópteros.
Em Kiev, um ataque russo contra a torre de televisão também causou cinco mortes na terça-feira (1º). Segundo o Pentágono, o avanço do exército russo em direção a Kiev está, no momento, parado, prejudicado pela resistência ucraniana e por dificuldades no fornecimento de combustível e alimentos.