A quarta-feira de cinzas marca o encerramento do Carnaval e o início da quaresma para os cristãos. Mas, você sabe o que é Quaresma? É o período entre a quarta-feira de cinzas e quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.
A contagem do período da Quaresma, que faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto, é feita da seguinte forma: a partir da quarta de cinzas contamos os dias até o sábado antes da Páscoa, conhecido como sábado de aleluia. O resultado é 46. Depois disso, tiramos 6, que é o número de domingos que há no período da quaresma. O resultado é 40.
A explicação para essa contagem é que a partir da quinta-feira santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa.
O padre Jean Paul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, comenta sobre a tradição da Quaresma no cristianismo e no país:
Além da igreja Católica, outras igrejas ligadas ao cristianismo também seguem a Quaresma e a Quarta-feira de cinzas, como explica o religioso Jean Paul:
Para os fiéis, a quarta-feira de cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os presentes são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Ao benzer os fiéis, o padre traça uma cruz de cinzas, enquanto recita as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho". Ela sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, e representa a fragilidade humana.
De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir do meio-dia. Conforme o local, é ponto facultativo até as 14h.
Fonte: Agencia Brasil.