Pela primeira vez no Brasil, o número de estudantes que ingressaram no ensino superior à distância - chamado EAD – superou o de matrículas em cursos presenciais.
Dos mais de três milhões 700 mil matriculados em instituições públicas e privadas em 2020, mais de dois milhões optaram por estudar por meio virtual.
Os números representam a preferência de mais de 53% dos alunos pela graduação remota ante quase 47% pela formação com aulas presenciais.
Os dados são do Censo da Educação Superior, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A pesquisa não levou em conta os cursos que oferecem aulas online em caráter provisório por causa da pandemia de covid-19.
Em 2020, ano marcado pelo distanciamento social, a oferta de vagas em cursos virtuais aumentou mais de 30% em relação ao ano anterior.
Foram 13 milhões 500 mil vagas.
Já na modalidade presencial a oferta cresceu 1,3% no período.
A data de referência do Censo é 30 de junho de 2021, flexibilizada para ajustar a coleta de informações com a finalização do ano letivo que teve o calendário alterado pelas medidas de distanciamento.
Fonte: Radio 2.