O Tribunal Penal Internacional, corte que investiga e julga indivíduos acusados de crimes que atingem uma sociedade e chocam a comunidade internacional, confirmou que recebeu denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade.
A denúncia feita pela cúpula da CPI da Covid, com base no relatório final dos trabalhos realizados no Senado, no ano passado.
O documento foi enviado ao tribunal de Haia, como é conhecido, em janeiro e, nesta semana, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão de inquérito, informou, nas redes sociais, que a corte internacional confirmou o recebimento da denúncia, o que ele comemorou afirmando ser “ mais um passo fundamental no combate à impunidade”.
Agora, ficará ao critério do Tribunal de Haia avaliar se dá ou não andamento às investigações contra Bolsonaro.
Vale lembrar que o relatório final da CPI da Covid pediu o indiciamento de quase 80 pessoas, incluindo o mandatário brasileiro, ministros e ex-ministros do governo.
Antes de ser enviado a Haia, o documento também foi encaminhado para diversos órgãos nacionais, como o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria-Geral da República e o Tribunal de Contas da União.