A Caixa Econômica Federal lançou duas novas linhas de crédito para agronegócio. Uma é a de custeio antecipado para a próxima safra, com foco na compra de insumos. A segunda linha vai utilizar recursos da Poupança. O anúncio foi feito pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.
O custeio antecipado foi lançado 20 dias antes do previsto. A linha tem taxas de 3% para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar; 4,5% para o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural; e 6,5% para os demais produtores. Esse crédito deve ajudar no planejamento e na programação financeira; inclusive, economizando na compra de insumos.
O crédito com recursos de poupança terá taxas a partir de 9,5%, sem TR ou Taxa Flat. Nesta linha, as possibilidades incluem operação de custeio, compra de máquinas, sistemas de energia e irrigação entre outros. Segundo Pedro Guimarães, presidente do banco, essa operação não vai impactar o crédito imobiliário que deve crescer neste ano.
Pedro Guimarães disse que vai pedir ao Ministério da Agricultura R$ 20 bilhões para o próximo Plano Safra.
Segundo ele, a Caixa quer assumir a liderança no crédito agrícola até 2024. Por isso, abriu 100 novas agências para atender o agronegócio.*