15% das crianças brasileiras de 5 a 11 anos foram vacinadas até o momento contra a covid-19, segundo informou nesta terça-feira o ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Nas capitais, a porcentagem de crianças imunizadas chega a 30%. A capital paulista foi a que mais vacinou nessa faixa etária, com 50% do público alvo de 5 a 11 anos imunizado.
Questionado por jornalistas se a porcentagem não estaria baixa, uma vez que a campanha começou no dia 15 de janeiro, o ministro Marcelo Queiroga avaliou que a campanha está indo bem e que não faltam vacinas.
Segundo Queiroga, até o dia 15 de fevereiro todos os imunizantes para a primeira dose do público infantil estarão disponíveis. O ministro da saúde lembrou ainda que as vacinas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto a sua segurança e eficácia e que cabe também aos demais entes da federação o trabalho de imunizar as crianças e adolescentes.
Sobre a convocação aprovada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado para o Ministério da Saúde explicar o suposto atraso no processo de vacinação infantil, Queiroga afirmou que não houve qualquer demora pois a farmacêutica Pfizer não poderia ter antecipado a entrega das doses para essa faixa etária.
Fonte: Agencia Brasil.