A vacina da AstraZeneca contra a covid-19, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz, com todos os insumos produzidos no Brasil, está em fase final de desenvolvimento.
E a promessa da Fiocruz é que a entrega dos primeiros lotes com o IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, 100% nacional, seja agora, em fevereiro.
O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O acordo previa que as equipes da Fiocruz adquirissem o conhecimento necessário para também produzir no Brasil o IFA, principal insumo da vacina.
Os primeiros lotes da vacina produzidos no Brasil usaram o IFA enviado pela China e a entrega do insumo acabou sofrendo vários atrasos no ano passado. Os repasses dos imunizantes pela Fiocruz ao Plano Nacional de Imunizações também sofreram impacto.
O processo de fabricação do IFA passa por várias etapas e ao final da produção da vacina, amostras são submetidas a um controle de qualidade para atestar sua segurança e eficácia, conforme o previsto e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Fonte: Agencia Brasil.