Uma bebê de seis meses de idade foi vacinada contra a covid-19 por engano, no município de Altinópolis, na região norte de São Paulo.
A menina havia sido levada pela família ao posto de saúde para receber a vacina pentavalente — que previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B. Na hora de ser imunizada, a criança recebeu um frasco inteiro da vacina da Pfizer contra a covid-19 — com o equivalente a seis doses para adultos.
A técnica de enfermagem que aplicou a vacina percebeu o erro no momento em que foi jogar o frasco no lixo. Ela avisou a mãe da bebê, e a criança de seis meses foi levada para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O caso ocorreu no dia 17 de janeiro. No dia 21, a menina recebeu alta hospitalar, e hoje ela continua sendo acompanhada em casa por equipes de saúde de Altinópolis.
A Secretaria de Saúde do município informou que a bebê passa bem. A pasta também abriu um processo administrativo para apurar a conduta da técnica de enfermagem que aplicou o imunizante errado.