Banho frio pode auxiliar no tratamento da depressão, além de promover diversos benefícios para o corpo, indicam estudos.
A água gelada estimula a produção de glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo, ou seja, fortalece o sistema imunológico contra gripes.
Um estudo feito na Holanda mostrou que além de apresentarem sintomas menos graves, pessoas que tinham o hábito de tomar banho frio pela manhã se recuperavam mais rápido.
Outros benefícios observados foram o aumento da disposição e do estado de alerta, porque a água gelada melhora a circulação sanguínea, em uma tentativa de manter a temperatura corporal.
O banho frio também tem sido relacionado ao tratamento da depressão, pois ativa os receptores de frio presentes na pele, enviando vários sinais elétricos ao cérebro.
O resultado é aumento na concentração de endorfina, neurotransmissor que garante sensação de bem-estar, embora ainda sejam necessários mais estudos que comprovem esse efeito.
Mas apesar dos benefícios da água gelada, quem tem depressão deve ter sempre o acompanhamento de um especialista, até que esteja curado.
Fonte: Radio 2.