Em 2021, o Brasil bateu recorde histórico de exportações de frutas, segundo dados apresentados no Boletim Hortigranjeiro 2022 divulgado pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O faturamento superou a casa de US$ 1 bilhão, sendo 20% maior que o registrado até o final de 2020. Outro destaque foi o volume de frutas frescas vendidas para outros países, que ultrapassou um milhão de toneladas, 18% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.
As frutas mais exportadas foram mangas, com 20% do total, seguido pelos melões, com 14% das exportações.
Os principais destinos desses alimentos foram a União Europeia, com 48% das exportações, seguida dos Estados Unidos e do Reino Unido, com 16% e 14% respectivamente.
Segundo Joyce Fraga, gerente de estudos do mercado hortigranjeiro da Conab, uma série de fatores favorecem a quebra do recorde de exportação: "Nós temos uma série de fatores que explica esse recorde na exportação de frutas, a demanda externa muito aquecida dos países procurando frutas, procurando uma alimentação mais saudável após a pandemia. Também a boa produtividade das frutas brasileiras, a qualidade dessas frutas que vão ser exportadas. E com isso a gente tem alcançado esses níveis bem elevados de exportação de frutas."
De acordo com o Ministério da Agricultura, a abertura de novos mercados, por meio de parcerias entre países, também contribuiu com esse número. Desde 2019, foram abertos mais de 150 novos mercados externos para produtos agropecuários pelo Ministério.
Fonte: Agencia Brasil.