O corpo da cantora Elza Soares está sendo velado no saguão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde as 8h desta sexta-feira. Até as 10h, o velório é exclusivo para familiares e amigos e das 10h às 14h, será aberto ao público, que começou a fazer fila na porta do Theatro bem antes das 8h para dar o último adeus à cantora, que usou a força de sua voz contra o racismo e em defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIA+.
Depois do velório, o corpo segue em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo, passando pela Avenida Atlântica, em Copacabana, até o cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na zona oeste da cidade, onde será enterrado, às 4 horas da tarde.
Elza Soares, de 91 anos, morreu na tarde dessa quinta-feira, de causas naturais, em sua casa, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Ao todo, Elza gravou 34 discos e, além do samba, cantou ritmos como o hip hop, funk e a música eletrônica. Em 2000, a BBC, em Londres, lhe deu o título de Voz do Milênio.
Seu último show foi em um festival em Belém, no Pará, em dezembro do ano passado.
Nas redes sociais são muitas as manifestações de carinho, de artistas, políticos e anônimos.
A cantora pop Beyoncé também fez homenagem à Elza na página oficial de sua instituição de caridade.
Em depoimento emocionado, Paulinho da Viola lembra que Elza foi uma mulher que lutou desde muito cedo contra várias formas de opressão e cuja contribuição vai além do universo da música brasileira.
O legado de Elza se estende para a área acadêmica. A doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Uerj, Juliana Ribeiro, estuda a sabedoria das mulheres negras nos cotidianos e na produção de conhecimento. Desde a dissertação de mestrado, Elza tem sido inspiração.
Em 2020, Elza foi enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba de coração da cantora. A escola fez uma homenagem, na quadra, decretou luto de três dias e cancelou o ensaio de sábado.
O governador Cláudio Castro e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também decretaram luto de três dias
Fonte: Agencia Brasil.