A Agência Nacional de Vigilância Sanitária cancelou a notificação de spray nasal israelense contra a covid.
Notificação é o termo utilizado pela Anvisa para o documento que regulariza produtos isentos de registro. Esse documento que atesta o direito de fabricação e de importação do determinado produto.
De acordo com a Anvisa, quando pediu a notificação, a empresas representante do spray no Brasil apresentou o produto como sendo um bloqueador de vírus dentro da cavidade nasal,afirmando que o produto é altamente eficaz no bloqueio de vários vírus respiratórios, incluído o coronavírus.
No entanto, não foram apresentados estudos clínicos comprovando a eficácia do spray, chamado Taffix, o que motivou o cancelamento imediato da notificação por parte da Anvisa.
O spray é fabricado pela biofarmacêutica israelense Nasus Pharma, e a ideia inicial era disponibilizar para venda aqui no país até fevereiro. No entanto, ao menos por enquanto, a venda não será permitida.
Em nota, a Anvisa ainda esclareceu que as empresas responsáveis que desejarem regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos.
Fonte: Radio 2.