Novo alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre ameaça à saúde pública é o surgimento do terceiro surto de Candida auris, um fungo super resistente a medicamentos.
Um dos tipos mais temidos no mundo, responsável por infecções hospitalares, o fungo foi encontrado em dois casos de pacientes internados em Recife.
Ao longo da pandemia, a Anvisa confirmou 18 casos da infecção em três surtos, dois deles em Salvador, em dezembro de 2020 e no mesmo mês em 2021.
A infecção pela Candida auris pode ser fatal.
Estatísticas dão conta de que a doença pode ter levado à morte entre 30 e 60% dos pacientes que se contaminaram no mundo.
Segundo especialistas, diversos fatores podem provocam infecções por fungos, entre eles, doenças como diabetes, falência renal, uso de cateter venoso central ou a utilização de múltiplos antibióticos.
Em tempos de pandemia,o uso excessivo de corticosteroides para combater o Sars-Cov-2, também pode ser agravante para o surgimento dos fungos.
Estima-se que desde 2009, quando foi detectado pela primeira vez no Brasil, o fungo se espalhou para mais de cinco mil pessoas em 47 países.
Fonte: Radio 2.