O Ministério da Saúde informou que os dados sobre as síndromes respiratórias, a pandemia de covid-19 e a campanha de vacinação podem voltar a ser acessados pelo público a partir desta sexta-feira (14). Essas informações saíram do ar no dia 10 de dezembro, quando um hacker invadiu o sistema em que eles ficavam armazenados e apagou todo o conteúdo.
O ataque tirou do ar diferentes bases de dados, entre elas o aplicativo ConecteSUS, onde estão os comprovantes digitais de vacinação contra covid-19. Como o Ministério da Saúde mantinha cópias de segurança dessas informações, aos poucos elas voltaram a ser disponibilizadas.
A prioridade foi restabelecer o registro dos dados da pandemia, como o número de casos, hospitalizações e mortes. Isso ocorreu logo após a detecção do ataque hacker. Em seguida, o ministério recuperou os sistemas usados para receber e enviar informações aos estados, municípios e Distrito Federal. E a última etapa, que o governo espera concluir nesta sexta (14), é a divulgação para consulta do público em geral.
As secretarias de Saúde continuaram enviando os dados durante o período em que os sistemas estiveram fora do ar. Aos poucos, essas informações serão carregadas.
Sobre o ataque hacker, o Ministério da Saúde informou que as responsabilidades do incidente estão sendo apuradas.
Fonte: Agencia Brasil.